ALERTA SUPER VERMELHO À BOA SAÚDE DO COMTUR. Se os conselheiros não sabem bem para que o COMTUR serve, sinto em dizer, mas o COMTUR já está na UTI.

Veja. Se as pessoas não entendem o que elas estão fazendo ali, o COMTUR não sabe muito bem também. E isto afeta diretamente a imagem do conselho como entidade. Como resultado,  as outras entidades como a associação comercial, a CDL e etc irão perceber  que “desse mato não sai cachorro”. Desta forma, o COMTUR fica desprestigiado perante todos, inclusive para o Prefeito e para você.

Se as pessoas não entendem o que elas estão fazendo ali, elas não irão comprar qualquer decisão que ali foi tomada. Pois, os temas debatidos não irão fazer sentido para elas. E o que não faz sentido, a gente não compra. Simples assim. Nesta condição, as pautas sempre serão superficiais, dando a impressão que a “coisa” não anda. Sentimentos tão necessários como pertencimento, responsabilidade e continuidade nunca farão parte do COMTUR. Como resultado, as pessoas com algum fundamento irão deixar de participar, pois vai virar reunião para tomar cafezinho…. E para isso, muita gente prefere ficar em casa ou ir na padaria…

Perceba. Esta situação é típica de quando o processo de formação do COMTUR é feito as pressas, sem método e/ou critério…Algo criado para “inglês ver”, como se alguém dissesse que era importante para a cidade. Copiou e colou o texto da lei …e foi… E as pessoas?…Pois é…

Não há outra solução, senão reduzir ou parar totalmente o que o conselho esteja fazendo. E durante as próximas reuniões debater incessantemente o tema, até as pessoas perceberem que elas pertencem realmente ao conselho, tendo clareza do que fazem ali. Neste sentido, aqui vai uma dica: Para organizar esta bagunça, comece o debate concentrando as discussões entorno de três perguntas que devem ser respondidas por todos os conselheiros:

A)O que você espera do COMTUR, como resultado efetivo?

B)O que o COMTUR pode esperar de você?

C) Para que serve realmente o COMTUR para o Turismo da nossa Cidade?

Será a partir das respostas que você construirá algo que faça sentido…. Pense nisso. 

 

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Abraço e obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo MielkeMeu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!!!Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10