Olá! Seja bem vindo ao Blog de Capacitação gestão & Política de Turismo no Município, se esta é a sua primeira vez. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. 

Vamos lá…

Pela minha ótica não há política de turismo séria sem um bom COMTUR funcionando.  Se não há um, é porque a Prefeitura está governando sozinha. E no Turismo isso não funciona. Já deveria ser política de Estado, mas… Neste texto, você verá 4 passos que lhe ajudarão a colocar o conselho onde ele deve estar: liderando o processo de desenvolvimento turístico do seu Município.

PRIMEIRO – VEJA A LEI DO COMTUR.  Todos os textos das leis são muito semelhantes uns aos outros. Porém, aqueles que tem no texto o objetivo do conselho de “implementar a política de turismo” tendem a contar com membros mais comprometidos, pois instiga o conceito de responsabilidade. Textos que não deixam isso claro, tendem a deixar os objetivos soltos e pouco perceptíveis para àqueles que gostam de ver a coisa andando para frente… A lei e o regimento interno são o alicerce para tudo.

SEGUNDO – GRUPOS DE TRABALHO (GT). COMTUR que funciona deve ter pelos menos dois grupos de trabalho. Constituído por membros do COMTUR, um deve ficar exclusivamente focado na execução do Calendário Temático de Eventos. Isto porque, Turismo é movimento e os eventos cumprem exatamente com esta função. E movimento é dinheiro novo circulando, bem como percepção política e institucional acerca da importância da atividade turística.  E o outro GT, deve focar na marca da Cidade, justamente amparando calendário + atrativos turísticos. Marca é tudo. E o objetivo aqui é estampar a Cidade (seus equipamentos e atrativos ) nas mídias sociais, Blogs de Viagens, etc…Isto é ser inteligente. Aliás, se você é Secretário e me lê, articule o mais rápido possível uma boa capacitação sobre esse assunto para todos os empresários turísticos do seu município. Sempre adotando o conceito base dos 3Cs (Consistência + Congruência + Convergência) da gestão da informação, sobre tudo quando se fala de mídias sociais. 

Via de regra, os grupos de trabalho devem se reunir 1x por mês entre as reuniões do COMTUR.

TERCEIRO – PAUTA CURTA E GROSSA. Reunião de COMTUR de fundamento não pode passar de 1,5h. E deve ter no máximo 4 pautas sendo que recomendo e muito, que uma delas seja o que o Secretário fez mês passado, e o que vai fazer no seguinte. Chamo isso de “café com o Secretário”. Os outros pontos são os resultados do que os dois GTs estão discutindo. Assim, a dinâmica é melhor recebida e tudo fica mais ágil. E o 4o ponto é o tradicional assuntos gerais…

Ah! E se faltou tempo, nada de encontros de petit comitê depois da reunião. Se fizeres isso estarás dizendo aos que não foram convidados, que eles não são importantes. Aqui, ausência é exclusão. E ninguém quer se sentir assim, né? Nem você. Pense nisso.

QUARTO – ASSUNTINHOS. > ALERTA VERMELHO! Assuntinhos são aqueles temas que surgem e que por si só já são perdidos. São aqueles falas ou comentários soltos e sem noção, que saem sobre alguma coisa.  Quando você ouve pode até fazer sentido, mas logo se percebe que ele não levou a lugar algum…somente a dispersão e a falta de foco. CUIDADO! Eles são os principais responsáveis pela alta mortandade de COMTURs por aí. Sem um ou mais dos três passos anteriores, as reuniões acabam por tentar tratar de tudo um pouco. Mas, o resultado é um pouco de tudo, mas nada de nada é resolvido. Aqui tem um texto que vai te ajudar a combater esse VIRUS DO ASSUNTINHO.

 

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10