Maio é o mês que marca o início “opa..ano que vem tem eleição”. Ninguém sairá dizendo que é candidato, mas todo Prefeito já sabe que tem mais 12 meses para fazer algo de fundamento…logo..a campanha dos bastidores já começou.

O primeiro movimento se dá logo no início do ano de eleição. Acontece que os cargos no executivo tendem a dar mais visibilidade do que os ocupados, por exemplo, no legislativo. Portanto, não se assuste se o Prefeito te pedir a pasta para colocar alguém do grupo dele que precisa de mais exposição, vulgo mais mídia. Faz parte do jogo…

Ah! Antes de mais nada, seja bem vindo ao Blog de Capacitação gestão & Política de Turismo no Município, se esta é a sua primeira vez. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto!

Se você gostou de ser Secretário e percebeu quanta coisa é possível fazer, mas não tem aquele apoio-padrinho ou sobrenome-tradicional, está na hora de agir. Aqui vão algumas dicas do tipo aquelas … “se eu fosse você “…dentro de um cenário (A) em que você sabe o quão prestigiada a SECTUR dentro da estrutura da Prefeitura (e aqui me refiro a % do orçamento mesmo, sem falar na parte política mesmo). E (B) quão o Prefeito e seu projeto político fazem sentido para você. Caso contrário…

Antes de entrarmos no assunto, não se fie muito no empresariado para te apoiar numa possibilidade de você querer ficar como secretário no futuro. Não se esqueça que o trade é muito segmentado e pouco congruente sobre uma mesma linha de atuação. Veja por exemplo, em nível macro, a quantidade de ministros que tivemos nos últimos anos. Sem falar que desde Janeiro até agora, já passaram 3 presidentes pela Embratur. Em outras palavras, o negócio é contigo! 

Ano de eleição é hora de olhar para dentro do xadrez. E este olhar começa agora!!! O grande caldo de uma eleição quem faz é a vereância. São eles que estão na ponta sentindo, como ninguém a temperatura. Vereador bom de voto e aparecendo ao lado do prefeito, virá voto casado. Logo promover esta aproximação entre membros do legislativo e o chefe do executivo é o caminho.

Assim, ofereça ao Prefeito e, sobretudo, combine com ele um plano de fortalecimento da base. Desenhe um projeto que promova diversas atividades nos bairros. Lidere a parte institucional dando corpo e movimento a isso tudo. Capitaneie ideias factíveis com outras secretarias. O pano de fundo disso tudo é que as pessoas que importam para você, comecem a perceber que o seu movimento, está trazendo as coisas que são mais importantes e necessárias: mídia e articulação política. E ambas são coisas que se constroem ao logo de um período. Elas precisam de um tempo para amadurecer. Lembre-se todo candidato é um produto de venda. Precisa de conteúdo, consistência e post no Instagram. 

 

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10