O Facebook estará, em breve, a toda novamente!!! A plataforma se reinventa em 2019, tendo como por base o seu, o meu e o nosso hábito quase que tribal, de se agrupar por semelhanças. Gostos e preferências determinam não somente quem nós somos, mas sobretudo aonde iremos gastar o nosso dinheiro. Somos atraídos por sermos previsíveis. Prestamos atenção naquilo que nos faz sentido. E o que Turismo&Município tem a ver com isso? TUUUUDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!! Então, vamos lá!

Ah! Antes de mais nada, se esta é a sua primeira vez, seja bem vindo ao Blog de Capacitação Gestão & Política de Turismo no Município. Nosso objetivo é ajudar, orientando gestores públicos e técnicos a colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto!

De todas as outras mídias sociais o Facebook é aquela que gastamos tempo olhando. Isto porque, a plataforma anunciou em Maio deste ano que a galinha dos ovos de ouro será os grupos, ou comunidades. Veja. Temos um tendência natural a buscar gostos & preferências semelhantes entre as pessoas. Nos tornamos verdadeiros fãs de algo que nos faz sentido, e que une as pessoas em entorno dos vários Grupos disponíveis nas mídias sociais. São nestes grupos que prestamos atenção e é neles que você precisa fazer o mesmo!!!

Perceba. A formação destes grupos são movimentos expontâneos e legítimos que objetiva trazer muito mais do que conhecimento. É muito mais. Traz a possibilidade de nos sentir parte de algo, onde é possível contribuir, compartilhar e sobretudo, se informar sobre como e aonde podemos ter mais acesso (comprar/consumir) à coisas que mais gostamos de fazer…Estes Grupos são uma oportunidade de ter acesso imediato e direto a milhares de pessoas que podem vir a gostar daquilo que você tem a oferecer.

Porém, é preciso saber manejar estas comunidades para não se queimar. Estes Grupos buscam essencialmente informação. Logo, tentar fazer parte para simplesmente buscar um puro e simples canal de propaganda do seu negócio, definitivamente não é a melhor estratégia.  Na verdade é um baita tiro-no-pé.  Conseguir obter bons resultados só é possível, se você estiver realmente agregando valor às discussões do Grupo,  contribuindo com o seu objetivo original e genuíno. Tenha em mente que com o tempo ,tais fóruns tornam-se cada vez mais refinados como discussões mais profissionais e até apaixonadas. Em outras palavras, se vai participar de um grupo de moto, é melhor você ter uma e saber usá-la…

Os Grupos no Facebook em breve passarão e ser mais visíveis para os consumidores segmentados por nichos. Agora mais do que nunca é VITAL – ESSENCIAL – IMPRESCINDÍVEL  que identifique o DNA Turístico do seu Município para literalmente juntar a “fome com a vontade de comer”. Em outras palavras, agora é trabalhar para ver onde o seu Município irá se encaixar no meio destas comunidades todas. Nunca se esqueça. O esforço vale a pena, pois é propaganda com “envolve marcado”, direcionada e o que é mais legal: é de graça.

Então, não perca tempo. Se você é Secretário de Turismo e me lê, traga esta pauta TIRANDO PROVEITO DO FACEBOOK (e o mesmo serve para mídias sociais que tem espaço apar grupos, como o Instagram) ao COMTUR, e discuta isso com o seu empresariado. Estimule e mostre a ele o quão isso é importante para o Destino como um todo. Se possível prova um treinamento sobre o assunto para e com ele. Será através da inserção do que a sua Cidade e seus vários DNAs, que o sucesso virá. Pense nisso.

 

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Screenshot 2019-08-05 at 22.11.58