Que o empresariado tem que participar do COMTUR, isto é mais do que um fato, é uma necessidade. E hoje é inadmissível não tê-los em maioria. Defendo inclusive a participação deles como pessoas físicas, muito mais do que meramente representantes de suas empresas. Porém, tenho visto muitos problemas surgindo na relação conselho + iniciativa privada. E este texto tem por objetivo elucidar o problema e trazer aquelas dicas de sempre. ok? Então, vamos lá…

Ah! Mas, antes de mais nada, se esta é a sua primeira vez, seja bem vindo ao Blog de Capacitação Gestão & Política de Turismo no Município. Nosso objetivo é ajudar gestores públicos e técnicos para colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto.

Os conselhos municipais de um modo geral, tem sua origem dentro das estruturas públicas. Porém, como os COMTUR tratam de assuntos muito mais ligados a geração de negócios, cria-se portanto um limbo entre o aspecto público e a necessidade de resultados privados. E é neste ambiente que temos encontrado muitos COMTURs passando por dificuldades. Ocorre que esta disritmia tem afetado muito a saúde psicológica dos conselhos, fazendo com que sentimentos como desânimo, desmotivação ganhem território entre seus participantes. E é claro que tudo indo representa um risco enorme, tanto na quantidade das decisões deliberadas, mas,  e sobretudo, na qualidade das mesmas.

Então, o que fazer?

É preciso que você tenha muito claro que a origem deste problema está na diferença entre, expectativas idealizadas e realizadas. E tudo isso funciona em três níveis: COMTUR -Empresário Individual – Turismo no Município. Em outras palavras, você precisa sempre ficar atendo com a  percepção do que cada empresário pode aportar ao COMTUR, o que o COMTUR pode ajudar o negócio dele, e como tudo isso irá fazer o Turismo no Município crescer.

Além disso, aqui vai um lembrete muito importante: Como a atividade turística lida com muita coisa pública, isso não quer dizer que os empresários entendem como funciona a dinâmica da política municipal, o funcionamento de uma câmara de Vereadores e as limitações do próprio poder executivo. Afirmo que muitos dos problemas enfrentados são fruto muito deste desconhecimento, mas que no dia a dia de um COMTUR irá certamente atrapalhar o andamento dos assuntos. 

E a única forma de minimizar esta diferença é discutindo sistematicamente o papel do COMTUR, de cada empresário, de cada entidade do terceiro setor e do poder público, ali representados. Exercite, junto a diretoria do COMTUR, esta questão a cada item da pauta, durante as reuniões. Tenha claro que todos os conselheiros percebem muito bem os limite, as oportunidades de atuação do COMTUR e o que eles estão fazendo ali. É um treinamento intermitente, quase que diário.

Além disso, quando o assunto for pertinente por se tratar de uma Lei por exemplo, traga à reunião as pessoas envolvidas, como por exemplo a Procuradoria do Município ou o Vereador que está propondo o PL. Não perca a oportunidade de trazer conhecimento  isso ajudará a diminuir tanto a pressão, quanto aquela disritmia. Na ausência de uma Política de Estado para o Desenvolvimento do Turismo nos Municípios, cada COMTUR deve zelar por estes alinhamentos. Lembre-se gestão de COMTUR é um terno afina e defina. Pense nisso. 

 

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

Obrigado pela confiança.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho  é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa

Compre o livro do SIMTUR!!! Lá você terá todas as orientações que você precisa para fazer o seu Município decolar!

Screen Shot 2018-06-16 at 13.54.10